quinta-feira, 14 de julho de 2011

Bremen und die Stadtmusikanten!

Como eu fui parar lá

A Maren, alemã da equipe do projeto do ano passado, estuda e mora lá em Bremen. Ela faz parte de um grupo de capoeira em Bremen também e quando ela foi pro Brasil ano passado, na fase sul do ano passado, ela conheceu a Ligia. A Ligia é dançarina num grupo de dança afro-brasileira e a Maren aproveitou para convidar a Ligia para dar umas aulas no evento de capoeira que aconteceu no fim de semana que fomos para lá.

Ligia e Maren num dos passeios por uma fábrica desativada
Aula de dança

Não preciso explicar muito: a Ligia ensinou, eu dancei e cansei muito! Mas foi muito gostoso... As fotos explicam melhor:

Passeios Stadtmusikanten

Entre a aula e o encerramento, fomos passear no centro histórico.
Bremen, apesar de ser uma capital, é uma daquelas cidades alemães que parece que parou no tempo
Facahada da prefeitura!!!

Igreja em frente da Prefeitura

Conhecemos o Rolland, monumento famoso da cidade
Eu não conhecia esse tipo aí. Pra quem se interessar, mais infos aqui: http://en.wikipedia.org/wiki/Bremen_Roland.

Eu tava super ansiosa por ver os bichinhos, mas confesso que fiquei bem decepcionada, pois achei que eram maiores (o Holland, que eu nunca tinha ouvido falar era muito maior!). E como quase toda estátua, dá sorte encostar nas patinhas deles. Dá até pra ver a diferença de cor das patas do burrinho pro resto!

Lanchinho/ Café da manhã tarde (=Frühstück)
Fomos no dia de eleição em Bremen!
Vi essa intervenção na propaganda eleitoral e tive que tirar uma foto! Übringens, foi no dia do niver da Babi!
Passamos um fim de semana lá, mas acho que foi suficiente para ver bastante coisa!

Volta ao blog!

Pois é gente.. mais de um mês afastada - sei que tem gente que já até desistiu de acessar o blog. Sinto mesmo! Vou colocar o que aconteceu nesse tempo meu "off" do blog, mas completamente "on" em outras atividades.

E rapidinho antes que meu tempo na Deutschland acabe! Hoje faltam duas semanas para eu desembarcar no Brasil!

terça-feira, 7 de junho de 2011

Sonho de consumo

Antes de Bremen, tem um segredo que preciso dividir com vocês!

Meu sonho de ter uma vespinha! Não daquelas que picam a gente (dã!) mas aquelas motocas que antigamente chamávamos de lambretas e são vintage, mas que vemos sempre nos filmes clichês da Itália de um bonitão barbudo andando com uma dessas pelas ruazinhas de lá.

Bom, não estou num filme clichê da Itália, mas além das bikes aqui de Berlin, vejo em todo lugar essas motoquinhas. E sempre quando vejo uma não me aguento e tiro uma foto. Aqui divido com vocês meus sonhos de consumo - que um dia realizo, nem que seja uma vovózinha de 80 anos com cabelo roxo!

Combinando!
A favorita: vermelha! (duas ainda!)

sábado, 4 de junho de 2011

Próximos capítulos

Aguardem, pois ainda tem a viagem de Bremen, os passeios em Berlin (cinemas...) e talvez eu poste alguma coisa do trabalho do projeto! heheh
 Auf wiedersehen!

PRAGA - part 3

O David e a Maddy levaram a gente para passear e numa pausa não aguentei e deitei um pouco! Tava podre!
Xaninho...
Achamos que algum Zoológico, ou o dono de um bar que tem vários Linces(!!) tava levando um deles para passear!
Isso aqui é uma grade em frente a um canal, que várias pessoas deixam um cadeado simbolizando a junção do casal que nunca terminará...
Aqui é o muro do John Lenon - nem sei porque chama assim, pelo que entendi o JL nunca foi lá! É um muro que as pessoas nunca limpam, então todas as pixações ficam lá e sempre está diferente, pois sempre vão pixando uma em cima da outra! Muito bonito e colorido! Com muitas mensagens bacanas...
Esses bebês tem códigos de barras no rosto!
Esses bebês são um trabalho de um artista plástico de lá, David Cerny (http://www.davidcerny.cz/EN/babyKampa.html) que também já criou polêmica fazendo um grande "mural" com os clichês dos países da ONU (http://www.davidcerny.cz/EN/entropa.html e também aqui um vídeo, para quem tiver mais curiosidades sobre a obra e a polêmica: http://www.maproomblog.com/2009/01/david_cerny_defends_entropa.php). O David e a Maddy contaram para gente mais sobre o "Tcherny", porque, obviamente, nunca tínhamos ouvido falar dele.

A noite saímos todos nós com mais dois amigos deles para tomar uma cerveja. Era um lugar meio doido, que no porão funcionava como balada e pagava um pouco mais. Mas a atmosfera ("Flare") tava tão bacana, que nem quisemos conhecer lá pra baixo não. Foi aí que tomei a famosa "Becherovka" (fala-se barrraróvka), uma "cachaça" de ervas que eles não contam pra ninguém o que é exatamente. Tem gosto de xarope, de remédio, mas segundo o povo de lá, pros Tschecos remédio é sempre uma bebida alcoólica! (e a Beche.. aí lembra Biotônico Fontoura, não?)

Na manhã do domingo, mesmo meio nubladoi e friozinho, fizemos o tour gratuito que sai no centro da cidade co algumas explicações das trações turísticas-históricas. A guia era uma americana bem típica de seriadinho hehe, mas simpática e animada...
A guia no começo do tour, explicando a história da igreja assimétrica ali atrás
Quando estávamos na praça, o "trovador" da cidade tocou na torre! Mas disseram que ele faz isso toda hora...
Essa coisa comprida atrás do vidro...
Foi uma lenda daí que a guia contou: há muitos anos atrás, um ladrão quis roubar o colar da imagem da Virgem Maria dessa Igraja aí de cima. No momento em que o ladrão foi arrancar o colar, a Virgem "acordou" e agarrou o braço dele. Ele passou a noite toda preso na imagem, rezando e pedindo perdão. Na manhã seguinte, quando o padre chegou viu a cena e ficou perplexo! O ladrão explicou o que aconteceu  e o padre foi atrás de um serrote (ou algo assim) para soltar o ladrão. Quando o padre voltou, ia cortar o braço do ladrão! Ele perguntou assustado: "Você vai arrancar meu braço? Achei que ia cortar o dela!", o padre respondeu "Rapaz, se você ia arrancar o colar dela e ela fez isso, imagina se eu cortar o braço dela!". E cortou o braço dele.. quando estava quase terminando.. a imagem soltou o braço!
Final da história: o ladrão se converteu, nunca mais roubou e ajudou o padre na igreja até o final da sua vida e o padre pendurou o braço dele na igreja, para servir de exemplo para todos. E essa coisa cumprida atrás da janela é o tal do braço... ou o que sobrou dele... (eu hem!)

Aqui foi muito legal! Aqui é o teatro onde Mozart tocou pela primeira vez o Don Giovani! Tem toda semana uma apresentação dessa ópera no teatro, e tem preços acessíveis, claro em lugares menos privilegiados.. Mas também ficará para uma próxima vez!
Na frente do teatro tem uma estátua simbolizando o fantasma do Don Giovani (recomendo assistir Amadeus http://www.imdb.com/title/tt0086879/, para quem não conhece nada de Mozart)

Aqui também fiquei muito emocionada. Não vou lembrar de todos os detalhes, mas foi palco de muitas manifestações dos tchecos contra os regimes ditatoriais. Lá na frente, um estudando botou fogo nele mesmo para chamar atenção à situação governamental complicada de Praga.

No final do tour fomos comer numa "padoca" famosinha, meio metidinha, mas boa!
Tipo um buffet...
A vitrine...
Praga é definitivamente um lugar para se visitar com alguém especial...

Já de mochilas nas costas, última foto de despedida com os dois que receberam a gente! Muito obrigada ao David e a Maddy que tão bem receberam a gente!
Ligia, David, Maddy e eu

Praga deu para gente na estrada um belo presente de despedida:

DOIS arco-íris na estrada!

sexta-feira, 3 de junho de 2011

PRAGA - part 2

Bom, onde eu parei mesmo? Ah é.. demos a voltinha na cidade, comemos num restaurante americano (!) um prato bem gorduroso e já era mais de 22h30. Fomos pro hostel, podres e pensando que no dia seguinte teríamos que fazer check-out às 10h00.
Por uma grande sorte, o amigo do amigo (David, amigo do Dominic, do Alavanca) me ligou, respondendo meu email! E disse que poderíamos encontrá-lo na manhã seguinte (sáb) e ficar com ele até irmos embora (no domingo). Eu tava meio durmindo, num quarto com 4 beliches, falando inglês.. imagina! Ah ok.. thanks.. can we speak later.. right.. thanks again..

Ele ficou de nos encontrar na porta do nosso Hostele fomos a pé para casa dele. Praga é realmente um ovinho. Dá pra vc ir para todo lugar a pé, pelo menos do centro velho, onde tem muita coisa para fazer.
saindo do hostel
Vista do parque, perto da casa do David

Aqui era onde ficava a estátuado Stálin

Ligia, David e Maddy
Ligia e David tentando descobrir o segredo da fonte
Visitamos O castelo do parlamento (aquele que dá pra ver da ponte)

O Castelo é toda a área que andamos - os jardins, a catedral e abaixo tem um páteo com o prédio todo em volta: