sábado, 9 de abril de 2011

Fim do Sprachkurs

Bom, o combinado foi um mês de curso, pelo menos no início. E chegou ao fim - que estranho pensar que estou aqui há já um mês! Às vezes penso que estou há 5 meses e ás vezes há uma semana..

Conversei com a Daniela, quem ajudou a coordenar minha participação no projeto, e continuarei fazendo o B2, o intermediário, a partir de maio. Fiquei super feliz, por isso a despedida não teve um efeito tãaao dolorido assim. E também estive pouco tempo para criar um vínculo mais forte com todos, mas sinto que vou sentir falta dessa galera. O bom que peguei contato de todos!

A "despedida" foi assistir um filme - Goodbye Lenin - em alemão (E, vejam só que novidade, também com legenda em alemão! heheh ) Aliás, recomendo fortemente. Já conhecia, por isso foi relativamente fácil de entender. Um breve resumo: o filme se passa durante a Wende (=mudança, achei um link na Wikipedia que explica bem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Die_Wende), os tempos da queda do muro. Por meio de uma família, a história ilustra uma visão particular da DDR. A mãe entra em coma antes da queda e acorda depois, em um outro país, uma outra realidade da que estava acostumada. O resto vocês tem que assistir se não me empolgo e conto tudo.


Depois rolou a festinha propriamente dita! A típica festinha de escola, em que cada um leva uma coisa e todos comem juntos. O gostoso dessa em especial, foi que cada um trouxe um prato que sabia fazer, ou seja, do seu país! Tinha mini-pizza, da italiana, tinha charutos, da turca, tinha cup cakes da americana e até sushi, do japonês! No fim todo mundo se entrosou e trocou contatos. Ah, eu levei um bolinho de chocolate - que eu mesma fiz e sim, estava gostoso!
Meu bolinho - fiz duas vezes pois a forma era pequena




O Masa, que levou o sushi e cortou na hora

Mesa cheia!

Stefania (ita), Giulia(ita), Lucia (esp), Mama (afr./?), Noel (atrás) (esp), eu, Laura (esp), Meriban (azb), Nasr (atrás) (yemen), Emanuela (atrás) (ita), Cristina (fra), Shiva (tur), Prof. Wolfgang (pol), Kingsley (nig), Masa (jap), Helen (bri), Marni (eua), Nicolas (fra) e Mustafá(tur)
Galera muito gente boa que desejo muita sorte e sucesso a todos!

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Spazieren über Alexander Platz und Mussen Insel

No dia seguinte, dia 02 sábado, combinei de me encontrar com a Fernanda para jantarmos juntas e passeamos um pouquinho pela ilha do Museus. Ela já foi em vários e disse que tem um cartão de estudante que com ele você tem acesso a alguns Museus de graça. Você na verdade só paga pelo cartão, 20 euros.Eu ainda  não visitei nenhum museu por aqui. To esperando a brasileira do projeto, a Ligia, chegar para irmos juntas.
Enquanto isso, wir gehen spazieren (fomos passear) na Alexander Platz e na Ilha dos Museus.

Dentro da estação, eu entre o BVG Berliner Bäre e um Playmobil
Weltzeituhr

Estação com a Fernsehturm
 
Eu e os Berliner Bären




Fiz um videozinho do bondinho na Alexander Platz.. era o centro da antiga DDR. E pelo que entendi, toda a OST Berlin, tem bondinho!

Tinha um muro no meio do caminho

Queria mostrar algumas fotos que ficaram de fora no dia do Mauerpark.

Primeiro, a Maxi, que já esteve no Brasil por um programa de intercâmbio parecido com o que estou participando, quis mostrar algumas coisas para mim e para as amigas dela. Ela já conhecia os grafiteiros brasileiros "Os Gêmeos" e me mostrou um grafite deles no caminho para o Mauerpark. Guck mal!(=vejam só!)
Grafite dis Gêmeos, no caminho para o Mauerpark

Maxi e eu
E ainda no caminho aproveitamos e passamos em frente da East Side Gallery, onde o Muro pichado ainda está (nem nessa hora acabou minha Batterie = pilha acabou! A amiga da Maxi me emprestou a camera dela e ainda estou esperando ela me mandar as fotos.. ). Pelo menos consegui tirar algumas:
Dispensa comentários



E no dia 1o. de abril infelizmente não vivi nem presenciei nenhum brincadeira. Mas aqui - pelo que ouvi nas minhas aulas de alemão - o 1o. de abril é levado meio a sério! Tem até capa de jornal de "mentirinha"...
Eu acabei conhecendo e me encontrando com algumas brasileiras, que também estudarão na Freie Universität, com a Jéssica e a Juliana.
No dia 1o. elas vieram em casa e cozinhamos e comemos todos juntos. Tinham sete pessoas aqui, além de mim e das meninas, estavam também Jakob, que fica no outro quarto do nosso apertamento, a namorada dele e o Robinson, chileno, mas que mora aqui faz uns seis anos e foi o que "dominou" a cozinha.
Depois saímos nós cinco para tomar uma cerveja.
Fernanda, Thais e eu
Juliana e Jéssica (o efeito da foto combinou com a lucidez das duas!)