quinta-feira, 28 de abril de 2011

Volta para Berlin - voltinhas em Pankow

Pois é.. voltamos de Rieneck e já nos mudamos para a casa do pai da Marlene, que fica num bairro mais no norte de Berlin.
Pegamos nossa carona para Berlin em Frankfurt: mas só deu para ver os predinhos famosos de longe..
Chagando em Pankow
Esperando a Anna-Maria - chagamos antes dela e ela estava com a chave
Alguns passeiozinhos em Pankow:



Kathrin e eu tínhamos acabado de dividir um pote de soorvete Ben & Jerrys
 As próximas fotos são de passeio que eu e Ligia fizemos em Kreuzberg.
Aproveitando o solzinho no banco da praça

Uma estátua interessante de uma ampulheta enorme e um punk e um gaitista em baixo (aberta a interpretações..)

Eu e o punk
Aspargos frescos - pelo visto é época de aspargos.. tem em todo lugar agora - tive q tirar uma foto e mostrar pro meu pai!
Livraria de quadrinhos
Eu e Ligia com nossos óculos de sol novos

Final do dia, lanchinho bem gordurento: currywurst com pommes frites

Atividades e pessoal do ASA Seminar

Depois de uma viagem cansativa...

Eu durmindo no escurinho do meu casaco no trem




Chagamos no Castelo de Rieneck. Tínhamos palestras depois do castelo seguidas de workshops, normalmente. Também trabalhávamos em pequenos grupos, chamados LAG - grupos de trabalho específico - com outro grupo que tem um projeto de Imigração numa cidadezinha de Santa Catarina, Pomorode, e também tivemos a sorte de ter uma tutora doidinha e animada, a Leonie:
Nosso Lag com pose de trabalho
Aqui a gente mais natural
Leonie e suas ideais mirabolantes
Imagem do pátio do Castelinho
 Algumas imagens do espaço do castelo...
Imagem do mesmo pátio, de uma janela lá de cima
Janela do nosso quarto
Vista do nosso quarto
Refeitório - Everton e Susi em frente
Leonie apresentando uma das atividades do dia

Galera prestando atenção
Aulinha de dança num dos momentos de tempo livre (Open Space)
Festa de despedida no porão (1)
Festa de despedida no porão (2)
Nosso LAG na despedida - os meninos e a Susi já tinham ido embora antes

E aqui a Equipe ASA2011 - Marlene teve que ir mais cedo também, por isso tiramos esta foto antes dela ir
Bom! Acho que as fotos contam melhor do que eu ficae escrevendo. Era bastante informação, bastante gente junto. E muitas línguas! Tinha tradução simultânea do alemão para português e espanhol. E às vezes mudava do espanhol para o alemão e português. Foi uma ótima oportunidade de praticar - meu DM chegou a ficar no muito bom, depois de alguns elogios dos alemães, e até consegui fazer algumas perguntas em alemão também, sem precisar da ajuda da tradutora - mas mal chegava a hora do chá (umas 16h) e você já ficava com dor de cabeça, de tanta coisa nova!

Vou terminando este post por aqui, deixando um grande abraço pro pessoal do ASA Seminar: nos encontramos em junho!!

terça-feira, 26 de abril de 2011

Indo pro Rienick Burg

O Seminário do ASA foi num Castelo (na verdade num Burg - que para o povo aqui que teve Idade Média, não é bem a mesma coisa é assim um castelo CASTELO..., mas pra nós tupiniquins, que "nascemos" já em 1500, ou pelo menos para mim, aquele prédio era um Castelo). No Rieneck Burg (http://www.burg-rieneck.de/index.php?id=1&L=3). Agora um post só do caminho:
A Marlene conseguiu no Mitfahrgelegenheit um ticket do ICE-Bahn, um trem super chique e mais rápido - sem paradas, por um preço muito bom, pois era um ticket de grupo. Pagamos 30 euros cada uma.


Ligia na janela, tentando entender alguma coisa
Equipe ASA 2011: Anna-Maria, Rachel, Ligia e Marlene
Ligia tendo uma pocket-aula de alemão com a Marlene
Fotinho do banheiro do ICE Bahn
Aqui o grupo depois de ter chegado na estação, tínhamos uma caminhada de uns 15 minutos pela frente até o Burguinho

Mas felizmente nossas malas foram no trator
Vista do castelo no caminho

Programa ASA e nosso projeto...

Oi Gente!

Bom, Entschuldigung a demora. Queria contar com foram as coisas no seminário do ASA, e recentemente tivemos novidades de Páscoa também mas antes um comentário maior pra explicar melhor como é o programa e como eu vim parar aqui - como eu tinha prometido.

MINHA HISTÓRIA COM O ASA

O ASA Programm é um programa que recebe fundos do governo alemão para incentivar intercâmbios internacionais com projetos de jovens que já terminaram o colégio e/ou ainda estão na faculdade.

O Alavanca, uma ONG que eu já fui voluntária antes de entrar na faculdade, participa desse programa e por isso recebe apoio do ASA. Uma amiga minha da faculdade, a Jéssica, foi convidada pelo Alavanca para participar do Programa ASA em 2010, pois estava desenvolvendo um projeto no Alavanca.
Ela junto com a Beth, outra voluntária do Alavanca, desenvolveram um projeto ano passado com duas alemães que se inscreveram no ASA, a Anja e a Maren. O projeto delas tinha como proposta realizar um intercâmbio cultural de um mês entre alunos do Brasil e da Alemanha, fazendo atividades sobre consumo consciente e promovendo o Service Learning, uma metodologia que propõe que os alunos sejam os atores em seu processo de aprendizagem e os professores colaboradores e auxiliadores. Em outras palavras, quebrar o paradigma das aulas frontais em que somente o professor tem o conhecimento e, talvez ainda mais importante, dar oportunidade para que os alunos experimentem o que estão aprendendo, que aprendam na prática.

Foi com esse projeto, que as meninas me convidaram e também ao Leandro para participar desse programa de Intercâmbio. O ASA paga uma bolsa para mim, em que estariam inclusas despesas de vôos, seguro saúde, acomodação e alimentação e eu juntamente com o Leandro e mais dois novos parceiros alemães continuaríamos desenvolvendo o projeto do intercâmbio dos alunos.
As meninas do projeto do ano passado (equipe ASA 2010), organizaram muitas coisas quanto à estrutura: fizeram contato com uma escola alemã, que também ajudará na recepção dos alunos brasileiros, já arranjaram verba para os vôos das crianças com editais de financiamento, e organizaram aulas de alemão para os alunos brasileiros. Nós da equipe 2011, Ligia, eu, Marlene e Anna-Maria, teremos que organizar atividades durante a estadia das crianças aqui, sempre com o tema de consumo consciente e provomendo uma integração dos dois pontos de vistas das crianças. ESSE É O NOSSO PROJETO.