sábado, 2 de abril de 2011

Homenagem aos Tops

Antes que vocês perguntem "quem são os tops"? Ué.. são os paneludos.. os Topfstedts, a parte da família do meu pai, que de certa forma, teve influência na minha vinda para cá.
Meu vô paterno, o opa Heinz, era alemão. Veio para cá bem novinho e ajudou o pai dele a construir a vida.

Como eu sei que a presença dos Tops aqui no blog é considerável, acho que cabe uma pequena homenagem, contando os achados meus aqui que tem relação com nossa história.

Participei até que pouco dessa história, diretamente com meu avô, pois quando ele faleceu eu ainda era novinha. Mas é impossível não conhecer certas conversas e histórias comuns aos Topfstedts, que divido um pouco com vocês aqui.
Uma história infantil bem famosa alemã, é dos garotos malvados "Max und Moritz". Ganhei no dia que eu nasci de meu primo Sergio o livro em alemão.

Voltando da minha aula de alemão, vejam só o Apotheke (= farmácia) que achei!!!:
Tá pequeno, mas vejam quem está na fachada!!

 No Mauerpark que eu fui no domingo, achei (e não aguentei e comprei!) esse livrinho:




É também uma das histórias que meu pai me contou que o meu avô contava para ele. Na capa é o João Felpudo que não cortava o cabelo nem as unhas. Eu nunca ouvi a história toda, mas sabia as "morais".
Dentro desse livro ainda tinham mais duas histórinhas conhecidas:
Joãozinho balança-e-cai

Cheira-céu
A tradução para o português do Max und Moritz (que ficou sendo "Juca e Chico"), quem fez foi Olavo Bilac. As histórias são sempre em versos e na versão do Juca e Chico ele manteve a "poesia" da coisa.
Pensei em trabalhar, modestamente, com a tradução desse livrinho aí de cima. Claro que não sou nenhum Olavo Bilac, mas pensei ser um bom exercício para praticar!

segunda-feira, 28 de março de 2011

Um dia no Mauerpark

Uma dia no MauerPark!

Antes de tudo, desculpem a demora! Tive probleminhas técnicos para recarregar as fotinhos, mas vou correr atrás do tempo perdido!

As novas que eu queria muito colocar aqui (que já até ficaram um pouco velhas) foi a visita ao Mauerpark com a Jéssica, minha amiga brasileira que chegou semana passada.
Pra minha família - e pra quem conhece o filme "Se minha cama voasse" - fica mais fácil explicar esse Mauerpark como uma mega "Porto Belo Road" (que aparece nesse filme aí). Para quem é de São Paulo, é como uma Mega-super-hiper (sem querer parecer alguém sem conteúdo falando...) Benedito Calixto.

Eu queria muito comprar uma bike, que lá tem muitas usadas, ou seja: mais baratas.
E lá vende de tudo: livro, roupa, brinquedo, sapato.. tudo o que você pode imaginar!

E também estava acontecendo um evento, um mega karaoke para angariar fundos para o Japão! Fiz um videozinho do finalzinho da apresentação de um cara que cantou não sei o quê - e levou a galera a loucura! heheh
Eu lá na multidão! (note a mão escondida por causa do frio...)

Todo mundo junto misturado!

Depois descobri que o único japonês do meu curso cantou lá também! E no próximo domingo vai ter mais, segundo ele. Talvez eu vá lá de novo.
Foi emocionando ver o povo todo aplaudindo!


E, claro, como não podia deixar de ter uma fotinho ou menção à gastronomia do local: tomei uma sopinha de Gemüse (= legumes) com a tradicional Wurst! (=linguíça alemã/ salsichão)



No caminho de volta, ainda consegui ver alguns pontos turísticos:
Checkpoint Charlie
Museu do Checkpoint Charlie (só passei em frente)

Erfurt

Esta semana fui visitar Erfurt, capital de Thüringen! Leider (= infelizmente) não consegui tirar nenhuma foto e as que eu tirei não consegui salvar por causa do problema do cabo que tive. Hoje já fui trocar e agora tudo está resolvido (mais detalhes em outro post)
Erfurt foi uma delícia! Pequena, ótimas sorveterias (fui tomar sorvete duas vezes!), uam catedral linda - que passamos em frente somente à noite.

Porquê fui para lá:

A Anja, uma das alemãs que participou do ASA ano passado e começou o projeto de intercâmbio das crianças, estuda lá. E as novas participantes alemãs, que serão minhas parceiras, também. Jéssica e Anja que estavam em Berlin comigo participarão (estão participando agora) de um seminário desse mesmo programa ASA, como avaliação do que já foi feito no ano anterior. Elas iam se encontrar com a Maren e apresentar o projeto para as novas participantes. Como eu não queria ficar sozinha e principalmente porque queria conhecer as novas participantes (Marlene e Anna Maria), fui junto (ué!)
E adorei! Anja já tinha ido na segunda de trem e eu e Jéssica fomos de mitfahrgelegenheit (=carona paga). Nem conversei muito durante a viagem, capotei isso sim!

E acabei andando (ou entendam me virando) um pouco sozinha... Foi bom uma hora encontrar o caminho e ir sozinha me encontrar com a Marlene e para voltar também. Sentar na praça... eu adoro quando eu consigo fazer sozinha. Andar sem muita referência numa cidade extrangeira e gaguejando/ perguntando meio tortamenta ainda as coisas. Me senti satisfeita comigo mesma...

Bom, fico devendo fotinhus de Erfurt.. mas quem sabe não haverão mais oportunidades?

Tschüss und bis bald!
(tchau e até logo!)